Screen Shot 2021-12-02 at 12.22.16.png

projetos & programas

 Baseados em Ciência e Colaboração.

Screen Shot 2021-12-02 at 12.23.08.png

01

CLIMA E DESENVOLVIMENTO: VISÕES PARA O BRASIL 2030

Quais são as vantagens que o Brasil buscará
manter ou criar para se tornar uma economia
internacionalmente competitiva, reduzir desigualdades e ao mesmo tempo descarbonizar nesta década?

Buscamos identificar, discutir e propor as oportunidades e desafios do Brasil, por meio da construção de "cenários de aposta" à luz dos interesses nacionais e das responsabilidades globais de enfrentamento às mudanças climáticas.

Os cenários e sugestões de agenda pública foram comunicados, nacional e internacionalmente na COP26, para um amplo público, mostrando caminhos viáveis de orientação do nosso modelo de desenvolvimento, compatível com o Acordo de Paris e fortalecendo o Brasil frente a nova economia global. Estão disponíveis em Clima 2030.

02

POLÍTICA POR INTEIRO

A Política Por Inteiro nasceu em 2019 para realizar o acompanhamento em tempo real dos sinais políticos (policy signals) de mudanças relevantes anunciadas (riscos) ou realizadas (atos) pelo Executivo Federal, bem como seus efeitos.

 

Monitoramos diariamente e analisamos semanalmente as ações do governo federal em temas relevantes à mudança do clima e meio ambiente, e parceria com a Folha de São Paulo.

 

Debatemos a conjuntura política mensalmente por meio do evento Conjunturas & Riscos

Logo Política Por Inteiro_RBG-02.png
Logo Política Por Inteiro_RBG-01.png

03

NOVOS PADRÕES DE POLÍTICA AMBIENTAL: o brasil NA ocde

O projeto busca abordagens para acelerar a implementação de padrões ambientais competitivos.  O propósito é que a sociedade civil, formuladores de políticas e líderes empresariais estejam bem informados, promovam, adotem e atualizem políticas favoráveis ao meio ambiente, como meio de apoiar a acessão do Brasil à OCDE.

 

Pretendemos assim oferecer apoio ao governo brasileiro para qualificar o processo de adesão, propondo medidas e recomendações para atender aos requisitos da OCDE.

04

amazônia por inteiro

Qual é a dimensão real da Amazônia na política brasileira? Quais são os órgãos competentes pelo desenvolvimento sustentável e quais estão de fato cumprindo suas obrigações? Quais decisões os governos estaduais tem tomado em relação à região?

 

Essas são algumas das questões que guiam o projeto Amazônia Por Inteiro. Seu propósito é contribuir para um entendimento baseado em fatos e evidências a respeito da política praticada para e na região amazônica brasileira.

 

Por meio de um levantamento de atos relacionados, direta ou indiretamente com o tema e publicados em Diário Oficial, bem como de projetos legislativos, o projeto busca entrelaçar discursos, atos e ações governamentais para informar investidores e gestores de ativos a respeito. 

amazonia.jpeg