Sobre

Programas e projetos

Baseados em Ciência e Colaboração.

A Política Por Inteiro nasceu em 2019 para realizar o acompanhamento em tempo real dos sinais políticos (policy signals) de mudanças relevantes anunciadas (riscos) ou realizadas (atos) pelo Executivo Federal, bem como seus efeitos.

Monitoramos diariamente e analisamos semanalmente as ações do governo federal em temas relevantes à mudança do clima e meio ambiente, e parceria com a Folha de São Paulo.

Debatemos a conjuntura política mensalmente por meio do evento Conjunturas & Riscos

Todas as análises estão disponíveis em Política Por Inteiro

Delineando uma estratégia de financiamento verde alinhada ao Acordo de Paris para o Brasil é um projeto para ampliar a ambição climática brasileira. A iniciativa vai contribuir para que o governo federal possa atrair mais recursos que ajudem a acelerar a adoção de medidas de adaptação e de redução de emissões.

É uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto Talanoa, em consórcio com a empresa ERM NINT, com apoio do UK PACT

ACESSE O PRESS RELEASE

A Nossa Descarbonização monitora o esforço do governo brasileiro em termos de incentivos e políticas públicas que nos colocam – ou nos tiram – da corrida pela descarbonização. A iniciativa apresenta indicadores do esforço do governo em diferentes áreas que podem aproximar ou afastar o Brasil do cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.

Ao todo, 11 setores e temas são acompanhados: Agropecuária, Desmatamento, Energia, Indústria, Mobilidade Urbana, Resíduos e Saneamento, e Transporte de Carga, Oceano, Governança, Precificação de Emissões e Orçamento.

Para medir a velocidade da descarbonização, desenvolvemos o Índice da Nossa Descarbonização (INDC). A ferramenta pretende, anualmente, apresentar um retrato da evolução das políticas federais e seus resultados, considerando num primeiro momento os maiores setores emissores – uso da terra, agricultura e energia.

Todas as informações são públicas e gratuitas e podem ser acessadas no site: nossadescarbonizacao.org

Quais são as vantagens que o Brasil buscará manter ou criar para se tornar uma economia internacionalmente competitiva, reduzir desigualdades e ao mesmo tempo descarbonizar nesta década?

Buscamos identificar, discutir e propor as oportunidades e desafios do Brasil, por meio da construção de “cenários de aposta” à luz dos interesses nacionais e das responsabilidades globais de enfrentamento às mudanças climáticas.

As propostas de agenda pública foram comunicados, nacional e internacionalmente na COP26, para um amplo público, mostrando caminhos viáveis de orientação do nosso modelo de desenvolvimento, compatível com o Acordo de Paris e fortalecendo o Brasil frente a nova economia global. Estão disponíveis em Clima 2030.